Em 1995 dei início ao que posso chamar de uma relação mais séria com a fotografia. Naquele ano, adquiri uma máquina SLR com lente intercambiável e comecei a perceber o quanto o silêncio das imagens era capaz de falar. Fui me aperfeiçoando na técnica e na arte de transmitir informações sem o uso das palavras. Tendo a busca pela estética apurada como uma das bases do meu trabalho, comecei a compreender a linguagem e a força que a fotografia possui.
Já formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, foi no ano 2000 que comecei a vender as minhas primeiras fotos. Entre 2005 e 2015, atuei como repórter fotográfico na Gazeta de Alagoas, diário mais antigo do Estado, que circula há 80 anos.
Hoje estou expandido e renovando as minhas áreas de atuação. Arte, casamento, fotografia institucional e publicidade têm sido as novidades no meu trabalho.
Em 2018 concluí a especialização em Comunicação e Artes, pela Universidade Nova de Lisboa.
A cada dia tenho buscado aprender mais para conseguir atender a um mercado cada vez mais exigente. Com a popularização da fotografia nas últimas décadas, a clientela passou a conhecer mais sobre o assunto e, consecutivamente, passou a exigir mais qualidade dos fotógrafos profissionais. Este aperfeiçoamento que busco, apesar de oneroso e cansativo, me dá um imenso prazer, graças à alegria que encontro na profissão que escolhi.
LINHA DO TEMPO
1995
Começou a fotografar usando uma máquina de filme 35 mm russa Zenit 12 XP. Depois das primeiras fotos em família na adolescência, aquela era a primeira vez que fotografava com dedicação.
1997
Fim da carreira de dentista iniciada 4 anos antes e início do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas
1999/2000
Primeiros trabalhos profissionais, fotografando para a Liga dos Blocos Independentes durante o Maceió Fest, carnaval fora de época, o maior evento artístico e cultural do estado.
Início de estágios acadêmicos na TVE Educativa de Alagoas e Tv Gazeta de Alagoas
2001
Início da carreira de jornalista na TVE educativa de Alagoas
2004
Aprovação no concurso público para TV Educativa de Alagoas.
Trabalho em assessoria de comunicação durante campanha eleitoral..
Curso de fotojornalismo de rua na Escola Techimagem em São Paulo.
2005
Venda de fotos como free lancer para a Gazeta de Alagoas.
Contratação como repórter fotográfico na Gazeta de Alagoas.
Vencedor de melhor fotografia no prêmio Banco do Brasil/Petrobras de Jornalismo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, o Sindjornal. O maior prêmio para fotografia no Estado
2008
Segunda colocação em fotojornalismo no Prêmio Otávio Brandão de Jornalismo Ambiental, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Sindjornal.
2013
Finalista em fotojornalismo no Prêmio Nacional de Jornalismo do SEBRAE, participando da premiação na sede da entidade em Brasília.
2014
Criação do site pessoal reunindo uma larga amostra de seu trabalho no endereço www.marcelofotografia.net
Edição do livro-catálogo "Olhar" patrocinado pela empresa de inovações tecnológicas NYXK
Participação com dez trabalhos na exposição artística coletiva promovida pela arquiteta Rita Lira na sede do Hospital UNIMED na cidade de Arapiraca, Alagoas.
Vencedor de melhor fotografia no prêmio Braskem de Jornalismo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, o Sindjornal. O maior prêmio para fotografia no Estado
2015
Estudos em Dublin, Irlanda.
2017
Inicio do trabalho como fotógrafo da Orquestra Metropolitana de Lisboa