top of page

BLOG

Os 5 motivos que me fazem ser fotógrafo em Lisboa


Olá, pessoal! Inicio hoje uma série de posts no meu blog Vida de Fotógrafo em Lisboa, onde irei compartilhar um pouco dos meus 20 anos de atuação na fotografia, desde o Brasil até aqui. Falarei também sobre as áreas da fotografia em que atuo e sobre a vida nesta linda e acolhedora cidade que é Lisboa, capital de Portugal, uma das mais belas da Europa.


Há mais de vinte anos, comprei uma máquina fotográfica com qualidade de câmera fotográfica profissional. Era uma Zenit, marca russa que produzia uma câmera simples e eficiente, mas que permitia ir além do básico “apontar e disparar” (point and shoot), única ação possível nos equipamentos chamados amadores.

Comecei atuando nos eventos sociais. Depois, já com a formação em Jornalismo, ingressei no fotojornalismo e passei a atuar como fotojornalista do maior jornal do meu estado, Alagoas. O trabalho como fotojornalista foi a minha grande escola.

Com o passar do tempo, a minha vida mudou. Eu mudei. Quando paro para pensar por quantas transformações passei, vejo também como as minhas motivações mais íntimas para fotografar também mudaram. Sonhando em estar entre os melhores fotógrafos profissionais em Lisboa, apresento aqui as 5 principais razões que me fazem fotografar hoje em dia:

1 - Fotografar o amor

Ser fotógrafo de casamento é conseguir captar as emoções do grande dia para uma história de amor que começa. Ser fotógrafo de casamento em Lisboa é fotografar as emoções desse dia, enquanto vivo em uma cidade onde os sentimentos mais nobres parecem estar escondidos em cada esquina, em cada praça. Onde um passeio turístico pode guardar uma rara surpresa.


Fotógrafo de casamento

2 - A força da arte no palco

Fazer fotografia de espetáculo é se colocar como elo entre a arte apresentada no palco e a imagem fotográfica que vai viajar no tempo e no espaço. Quem não estava lá, vai ter na fotografia o único meio de acessar aquela emoção vivida pelos artistas. Ser fotógrafo de espetáculo é exercitar um dos principais ensinamentos do fotojornalismo: estar presente sem ser notado, sem sequer ser visto.


Fotografia de espetáculo

Fotógrafo de espetáculo

Fotógrafo de espetáculo


Fotografia de espetáculo

3 - Fotografar a alma do alimento

Ser fotógrafo de comida em Portugal é um privilégio. A gastronomia em Lisboa pode ser considerada uma das marcas da cidade. Em Lisboa, restaurantes, bistrôs, tascas e cafés são algumas denominações de casas que podem fazer muita gente feliz. Acredito que, ao redor de uma mesa, muitas coisas valiosas podem ser vividas entre pessoas queridas. Por isso, a food photography, ou fotografia gastronômica, é para mim uma área nobre.


Fotógrafo de gastronomia

Gastronomia

Bares e restaurantes

4 - Os melhores sorrisos em um ensaio fotográfico É aqui que eu exercito o âmago da fotografia: o retrato fotográfico. O retrato tem um papel tão forte na fotografia que os termos se confundem, muitos chamam qualquer fotografia de retrato. É tão comum que é difícil dizer que isso está errado. Mas, por princípio, o termo retrato refere-se à fotografia de pessoas que estão sendo fotografadas e consentem isso. Há uma cumplicidade entre o fotógrafo de retrato e quem é fotografado. Aqui estão incluídos ensaios de casais, de passeios turísticos de famílias, ensaios de noivos, de amigos, bem como o retrato contemporâneo e corporativo, ou retrato profissional, onde a fotografia é feita com a intenção de mostrar a pessoa como profissional - muito usado para redes sociais e portfólio.


Ensaio de casais

5 - Toda a precisão estética da Arquitetura A fotografia de apartamento, ou seja, a fotografia de arquitetura, completa a minha área de atuação. Mostrar onde se vive, onde se descansa, onde as pessoas se recompõem para o dia a dia, é uma honra. Fotografia de arquitetura, fotografia de ambientes - salas, quartos, cozinha - são fotografias onde o olho é extremamente exigido. Ser um fotógrafo experiente é fundamental neste tipo de trabalho.


Fotografia de arquitetura

Bem, isto é um pouco da minha trajetória. Em breve vou compartilhar mais sobre tudo o que eu vivi, e vivo, neste mundo fascinante que é a fotografia, e como é ser fotógrafo em Lisboa. Para ver mais e acompanhar o meu trabalho de perto, siga os meus perfis no Instagram (@marceloalbuquerquefotografia) e no Facebook (facebook.com/marceloalbuquerquefotografia).

Grande abraço!

Marcelo Albuquerque

Fotógrafo em Lisboa

Comments


Nenhum tag.
bottom of page